Arte e Poder
Pesquisar
Close this search box.

Jens Baumgarten

Jens Baumgarte

Jens Baumgarten é professor de História da Arte da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

LATTES

Ele estudou História da Arte e História em Hamburgo e Florença. Após bolsas de pós-doutorado em Dresden, Alemanha, Cidade do México e Campinas, Brasil, criou um dos primeiros departamentos autônomos de História da Arte no Brasil. Em 2010 foi pesquisador visitante no Getty Research Institute, em 2013, no Institut National de l’Histoire de l’Art e no Kunsthistorisches Institut em Florença (2016/2017). Entre 2009 e 2016 foi colaborador do projeto “Text, Bild, Performanz: Wandel und Ambivalenz kultureller Ordnungen in kolonialen Kontaktzonen (Provincia de Charcas und Philippinen, 17.- 18. Jahrhundert)”, Historisches Seminar, Universität Hamburg, financiado pela Deutsche Forschungsgemeinschaft (DFG). Outras colaborações de pesquisa foram executadas com a University of Toronto e a Universität Zürich. Desde 2019 participa do projeto “Epistemelogias transculturales” na Universidad de Chile. De 2011 a 2016 foi coordenador do Projeto “New Art Histories: Relating Ideas, Objects and Institutions in the Latin American World” and Global Baroque” em colaboração com a Universität Zürich, financiado pela Getty Foundation, e, desde 2022, é coordenador do projeto “Arte e Poder – decolonizando a História da Arte” em colaboração com o Museu de Arte Contemporâneo da Universidade de São Paulo (MAC-USP), a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e a Bibliotheca Hertziana de Roma, também financiado pela Getty Foundation. É membro do Comitê Brasileiro de História da Arte (CBHA). É especialista em história da arte moderna da América Latina e Europa, Neobarroco, bem como em historiografia da arte, cultura visual, contextos teóricos e metodológicos e, mais recentemente, em questões de ecologia e arte. É autor de “Imagem, confissão e poder” (em alemão, 2004), vários artigos, e prepara um livro sobre “Visual systems in Colonial Brazil” e outro sobre comparações entre a história da arte brasileira e a filipina.