Professora de História da Arte, Curadora e Diretora do MAC-USP
Historiadora da Arte, curadora, professora, e, atualmente, diretora do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP). É especialista em arte do século XX, pesquisando modernidades nas artes visuais em uma abordagem transnacional. Sua pesquisa na coleção internacional de arte moderna do MAC USP concentra-se, principalmente, em suas obras italianas modernas e seu significado para o meio artístico brasileiro nas décadas de 1930, 1940 e 1950. Parte dessa pesquisa foi apresentada nas exposições Classicismo, Realismo, Vanguarda: Pintura Italiana do entreguerras no MAC USP em 2013; e Italiani sull’Oceano. Storie di artisti nel Brasile moderno ed indigeno alla metà del ‘900 no Museo delle Culture, em Milão, 2016 (com co-curadoria de Paolo Rusconi). Em 2018, foi curadora da exposição Boccioni: Continuidade no espaço no MAC USP (com co-curadoria de Rosalind McKever), onde novas evidências na história material das obras de Boccioni foram apresentadas pela primeira vez e, agora, publicadas em “Boccioni no Brasil” (Edusp/MAC USP, 2022). Coordenou o Grupo de Trabalho Arquivos e Museus de Pesquisa (2010-2017), através do qual organizou simpósios e publicações bienais, bem como o Simpósio e Publicação Internacional “Futuros possíveis: Arte, Museus e Arquivos Digitais” , em colaboração com Giselle Beiguelman (2012-2014). Atualmente, é a pesquisadora responsável da FAPESP no Projeto Temático: Coletar, Identificar, Processar, Difundir. O Ciclo Curatorial e a Produção de Conhecimento, e coordena o Grupo de Estudos HISTARTHE – História(s) da Arte: historiografia e epistemologia. Foi Professora Visitante em universidades na Itália, França, Áustria e Alemanha, bem como Pesquisadora Convidada no Getty Research Institute, em Los Angeles (2016), e Pesquisadora Curatorial na Bibliotheca Hertziana – Instituto Max Planck, em Roma (2019). Entre suas publicações, estão: Claude Monet. A canoa e a ponte (2000); a coordenação editorial do catálogo da exposição Degas: O universo de um artista (2006); o catálogo da exposição Classicismo, realismo, vanguarda: pintura italiana no entreguerras (2013); o livro Discours aux Tupiniquins (2015); Classicismo moderno. Margherita Sarfatti e a pintura italiana no MAC USP (2016); e os catálogos das exposições Um outro acervo do MAC USP. Prêmios-aquisição da Bienal de São Paulo, 1951-1963 e Atelier 17. A gravura moderna nas Américas (2019).