Arte e Poder

Crítica, poder e esfera pública: novos arranjos à luz do presente

O objetivo da apresentação é investigar algumas transformações ocorridas na esfera da crítica de arte brasileira no século XXI, sobretudo no que tange a relação entre crítica, poder e esfera pública. Para isso, concentraremo-nos em analisar o caso envolvendo a exposição “Histórias Brasileiras”, realizada no MASP, em 2022. Ao longo do processo de organização da […]

A Tropicália Negra de Edinízio Ribeiro Primo

Este trabalho tem como objetivo, analisar a obra disponível de Edinízio Ribeiro Primo e sua trajetória artística, para que se comece a incluí-lo nas pesquisas sobre a história da arte produzida por artistas negros no Brasil, evitando assim, o seu apagamento. Para isso, será necessária a investigação sobre a exclusão de artistas negros nos escritos […]

Musicistas egípcios na Coleção D. Thereza Christina Maria

O trabalho irá analisar quatro fotografias presentes na Coleção Thereza Christina, portanto anteriormente pertencentes ao acervo pessoal de D. Pedro II, que representam musicistas egípcios. Essas imagens estão presentes em um álbum produzido pelo fotógrafo italiano Luigi Fiorillo que, majoritariamente, contém vistas panorâmicas do Egito. Entretanto, nas primeiras páginas do volume são apresentadas fotografias intituladas […]

Mário Navarro da Costa e Rodolfo Pinto do Couto entre Portugal e Brasil: articulações para promoção da arte brasileira em Portugal

De colônia de Portugal ao Brasil independente, as relações entre os dois países são históricas e repletas de aspectos para análise. Imersos nessa dinâmica estão duas personagens analisadas atualmente em meu doutoramento em História da Arte no PPGHA-Unifesp. Trata-se do pintor e diplomata brasileiro Mário Navarro da Costa (1883-1931) e do escultor português Rodolfo Pinto […]

Itália e Brasília, a “Cidade Nova, Sínteses das Artes”: a crítica italiana no Congresso Internacional Extraordinário de Críticos de Arte de 1959

O primeiro Congresso Internacional Extraordinário de Críticos de Arte ocorreu entre 17 e 25 de setembro de 1959, pela primeira vez um encontro da Associação Internacional de Críticos de Arte aconteceu em território americano. Realizado em São Paulo, onde de setembro a dezembro daquele ano estava em cartaz a V Bienal de São Paulo, Rio […]

Águas de Kalunga: mar e memória em Aline Motta, Rosana Paulino e Grada Kilomba

O presente projeto tem enfoque nas memórias do passado colonial e seus ecos na contemporaneidade, ou no que chamamos de colonialidade (QUIJANO, 2005; MIGNOLO, 2010). Buscamos pensar no modo que essas memórias são evocadas e se fazem presentes nas produções de artistas contemporâneas do Sul Global, como as brasileiras Rosana Paulino e Aline Motta, e […]